quarta-feira, 9 de março de 2011

Projecto "Este é o Nosso Bairro!" Bairro Alto

A nossa escola participa, como já vem sendo habitual, no Projecto socioeducativo "Este é o Nosso Bairro".

Primeiro vimos a apresentação do power point sobre a história do nosso bairro e depois visitámos o Arquivo Fotográfico de Lisboa.




O projecto, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pretende sensibilizar para as questões da defesa do património histórico e arquitectónico e para a importância da preservação das identidades socioculturais, através das experiências de carácter lúdico e pedagógico.

O Programa de Educação Estética e Artística na nossa Escola

Columbano pintou muitos retratos de destacadas figuras portuguesas.

É o maior pintor português do século XIX. 


Foi o que aprendemos quando vimos o power point sobre o Museu e realizámos as visitas de estudo à exposição temporária "Columbano" no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.


Pertencia a uma família de artistas. 
Aos 14 anos estudou desenho nas Belas Artes e, mais tarde, foi estudar pintura para Paris. Quando regressou a Lisboa, integrou-se num grupo de artistas que se chamava "Grupo do Leão". Columbano pintou o grupo num quadro que ficou muito conhecido.
Vimos muitos quadros do Columbano no Museu, olhámos e conversámos sobre eles...    



O Programa de Educação Estética e Artística na nossa Escola é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e pretende desenvolver um plano de intervenção no domínio das diferentes formas de arte em contexto escolar.