terça-feira, 29 de março de 2011

Os ovos misteriosos - Leitura no Jardim de Infância

No Jardim de Infância também estivemos a trabalhar 
"Os ovos misteriosos". 


No final, fizemos um trabalho colectivo de Expressão Plástica com desenhos,  recortes e colagens de vários materiais. Queríamos construir um bolo com cinco andares, como aquele que está na história e o resultado foi este...



5º andar: pitéus extravagantes para a avestruz

4º andar: ratos para a serpente

3º andar: fruta para o papagaio

2º andar: peixe para o crocodilo

1º andar: milho para o frango  

Os ovos misteriosos - Leitura orientada com a Turma 2º/1º B

Na hora do conto, ouvimos a leitura de "Os ovos misteriosos" da autora Luísa Ducla Soares e fizémos o "Bilhete de Identidade" da história. Observámos a capa, o título, a autora, a ilustradora e a editora. De seguida, recontámos a história, observando as imagens do livro. 
Identificámos as personagens, organizámos as sequências de ações de cada personagem, dialogámos sobre elas e refletimos sobre a atitude da galinha, pois gostava de todos os animais apesar de serem diferentes. 
Fizemos a correspondência de cada animal à cor e ao tamanho do ovo e falámos sobre a maneira diferente como cada animal se alimenta.  
Por fim, desenhámos e pintámos a personagem preferida e colámos bocadinhos de papel de lustro para construir as personagens da história. E foi assim que ficou o nosso trabalho!





Turma 2º/1º B