quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Projeto "Educar para os Valores"

Durante este ano letivo, a nossa escola resolveu desenvolver um projeto intitulado "Educar para os valores". O tema foi a amizade.
Então, os alunos da turma do 3º/4º Ano E desenvolveram um trabalho de grupo onde ficaram a aprender o verdadeiro significado da amizade, como também todos os outros temas que estão diretamente ligados ao tema como: o respeito, a entreajuda, a solidariedade, entre outros.


Depois de muita pesquisa, trabalho de casa e na escola, os trabalhos foram apresentados à restante turma e os restantes grupos comentavam e avaliavam os trabalhos apresentados.
Também para enriquecer este projeto convidámos os encarregados de educação e/ou familiares a se deslocarem até à nossa turma com uma atividade relacionada com o nosso tema. 
E assim foi...


A mãe, a avó e o avô do Jaime leram-nos um excerto do livro "O principezinho"  de ANTOINE DE SAIT-EXUPÉRY, acompanhado com imagens no computador.


Posteriormente, conversamos um pouco sobre o tema e por fim cada um de nós teve direito a um delicioso docinho!


Também, a mãe do Rodrigo quis enriquecer o nosso dia! 
E para além de nos ler um conto sobre a importância da amizade, propôs um jogo de preenchimento de lacunas e, no final, trouxe-nos um lindo e delicioso bolo em formato de coração, que confeccionou especialmente para podermos todos partilhar!

 


Em todas as áreas trabalhámos este tema com muito carinho. 


Na área do Ensino das Expressões, construímos a "Árvore da Amizade"!



Trabalhos sobre a Amizade